terça-feira, 4 de maio de 2010

Roma: Dia 1

Começamos o dia às 11horas da manhã! Foi difícil abandonar o cobertor de penas! Primeira coisa a fazer foi achar um banco para sacar dinheiro, funcionou muito bem, de acordo com o prometido pelo Visa Travel Money!

Almoçamos lasanha e ravioli, resolvemos comer sentados mesmo, apesar de já termos sido alertados por várias pessoas que ser mais caro! Beeem mais caro, mas enfim... (vide comentários "j").

Antes de chegarmos no metrô começou a chover, ao passar por uma loja para comprar um guarda-chuva levamos um baita "carão" da mulher que atendia, ela chegou e rispidamente declarou: "Se quer comprar... compre, mas não fique mexendo...."
Parece que o pessoal aqui não gosta muito que fiquem mexendo nas mercadorias.. fazer o que! Acabamos por comprar de um ambulante, ele queria 5 euros pelo guarda chuva, mas a negociação finalizou por 3,50 euros + 1 real!! hehe

Como sempre, o barato saiu caro, pois esquecemos o guarda-chuva 40 metros depois de comprar, na entrada do metrô, enquanto estávamos concentrados em validar o ticket !! épacabá memo....

Fomos de metrô até o "Colosseo", visitamo-o usando o Roma Pass, depois os arredores: Foro Romano, Palatino, Campidoglio e a belíssima Piazza Veneza, tudo ao céu aberto, "di grátis".
Fomos para a Isola Tiberina também, esta região de roma é "molto bella", pra onde se olha há alguma construção antiga ou algo que possa se admirar, é muito óbvio o contraste entre o antigo e o moderno, realmente impressionante!
Ao contrário da região aqui próxima ao albergue, lá é tudo muito arejado e arborizado.

Na volta pegamos um ônibus e saímos em busca de um adaptador para carregar a máquina fotográfica (que tem aqueles dois pininhos chatos, totalmente incompatíveis com o padrão europeu de tomadas elétricas), já havia acabado a bateria e amanhã temos nada menos que o Vaticano para visitar!
Como já era 19:30, fomos informados que todas as lojas de "ferramentas" estariam fechadas, ainda por cima não tivemos êxito na busca pela filmadora digital, o que nos deixaria apenas com a câmera do celular para registrar o vaticano! Pacabá né! Ainda bem que na chegada do hostel, encontramos uma loja de revelação de fotografias da Kodak, e para nossa surpresa o cara tinha o nosso adaptador, e ainda por cima entendia portugues! Nunca ficamos tão felizes por pagar 7 euros por uma cosica dessas! haha

Conseguimos comprar pão, queijo, salame e vinho para o jantar e café da manhã! Pagamos 7,50 por um teroldego verdadeiramente italiano, mas isso pq somos "nojentos", pois tinha por 3 euros tb, hehe Complementamos o desjejum com bananas! 8 reais por 5 bananas!

Hoje não teremos fotos pq a máquina fotográfica continua carregando! :(


Comentários:
a) Em Roma não existem construções "novas", pelo menos até agora não vimos nenhuma! Todas as construções parecem ter no mínimo centenas de anos aqui no centro, mesmo no subúrbio os prédios eram antigos, com pelo menos algumas dezenas de anos.
b) Os prédios do subúrbio (residenciais) todos dinham muitas flores e folhagens nas varandas!
c) Não há shoppings centers, nem lojas modernas, nem centros comerciais;
d) Muitas pizzarias, muitas mesmo... cada rua tem uma ou duas!
e) O sorvete é uma delícia, custa 3 euros, e tem pelo menos 5 vezes o tamanho do sorvete do Brasil;
f) O sorvete daqui não tem nada a ver com o "sorvete italiano" que se encontra no Brasil;
g) A maioria das pessoas fala ou pelo menos arranha o inglês.
h) Ainda não entendi por que, mas metade das pessoas ao qual dirijo uma pergunta em italiano, me responde em inglês... não sei se elas percebem que meu italiano é tão horrível que acham que não vou entender a resposta, ou se pq já tem o hábito de falar em inglês com turistas... :D
i) Os caixas eletrônicos são na parte de fora dos bancos, na rua mesmo! Muito estranho!!
j) Pra ter uma idéia da diferença do preço para comer sentado ("to out") ou para levar ("to go"), no meio da tarde compramos dois quitutes e um café numa loja, para comer sentado era 4 euros cada, para levar era 2 euros!

3 comentários:

  1. pelas minhas contas, o desperdício chegou a aprox 20 euros :P
    creio que 20 euros já pagava um ingresso pro jogo da Roma x Inter rsrs

    ResponderExcluir
  2. hmmm, bom achado o adaptador da camera, o cara sempre esquece esse maldito adaptador.

    Agora, Roma com certeza não é cidade comum italiana, só tem turista aí então os caras já estão acostumados com a estrangeirada jogando lixo no chão e etc.

    To curioso pelas fotos do vaticano....

    ResponderExcluir
  3. e hoje fui numa das "ferramentarias" e comprei o "te", outro item essencial!

    ResponderExcluir