O dia amanheceu nublado, com uma leve chuva, ainda queríamos fazer o Jungfrau, mas as perspectivas não eram boas, então resolvemos seguir o roteiro e ir para Luzern mesmo.
A viagem de trem é bem legal, ele vai seguindo a margem do lago, muito bonito, até saiu o sol :D

Chegamos em Luzern por volta do meio dia. Achar o hostel foi bem fácil, e a atendente era muito simpática, já nos deu as dicas da cidade etc, pudemos deixar as malas num canto e ir para o centro.
Fomos direto para o Pilatus, mesmo com a chuva que estava começando, estava muito frio tb...
Precisávamos pegar um onibus ao lado da estação de trem, então resolvemos ir no banheiro lá mesmo, péssima idéia: eram 2 francos cada um! Um preço desses broxa a vontade de mijar de qqr um! Resolvemos ir em outro lugar :D
Pegamos o onibus até Kriens, é um ônibus bi-articulado, mas não tem comunicação entre as duas partes, parece mais um onibus puxando um trailer, quem entra na parte de trás tem que comprar o ticket antes, ou numa máquina que tem a bordo, pois não tem ninguém para conferir ou para vender tickets....
Saímos em Kriens e paramos num café, pagamos 4,70 para o café já com a inteção de ir no banheiro! hehe
Ali precisávamos pegar o teleférico até o topo do Pilatus, porém não haviam informações muito claras a este respeito na rua, perguntamos para uns caras na rua, acho que foram os primeiros jovens que encontramos que não entendem/falam inglês, não conseguiram nos direcionar corretamente, fomos salvos por um casal de indianos que estava mesmo vindo de lá! Estavam contagiantes! Disseram que valia a pena e que devíamos fazer o passeio!
Por fim encontramos o lugar, pagamos 47 euros para a subida (64 francos), isto pq temos o Swiss Pass, senão seria mais caro, saiu barato para quem queria subir no Jungfrau, pois lá seriam 100 euros cada um! A subida de teleférico é o máximo! Bem legal, principalmente no começo, pois os teleféricos são para apenas 4 pessoas, então fomos só nos dois!
Mais pra cima pega-se outro teleférico de maior capacidade, nestas estações intermediárias tem opção para fazer arvorismo, tirolesa etc, mas a esta altura já havia neve por todo lado, nem pensar que iamos fazer uma coisa dessas! haha

Momento histórico: primeira vez a botar o pé na neve!

Lá no topo é bem legal! Só vendo mesmo, a visibilidade não estava boa (não deu pra ver os lagos lá embaixo) mas é muito legal assim mesmo! Dá pra ver as montanhas, pisar na neve! hehe
No exato momento que chegamos estava nevando, curtimos um pouco o momento "habitante dos trópicos encantado com a neve", encontramos outra dupla de brasileiras lá em cima tb. Obviamente que não demorou 10min para procurarmos abrigo, hehe

Aliás, lá em cima tem um restaurante bem legal, eles servem uma sopa deliciosa (e claro, bastante cara, como tudo aqui na Suiça), vejam o cardápio:
Sopa normal: 8 francos
Sopa com salsicha: 13 francos
Garrafinha de vinho: 10 francos
Apesar do preço, valeu a pena, pois a sopa era mesmo muito boa, e o ambiente é bem legal!!

Descemos no trenzinho das 15:45, em tempo de pegar o barco de volta para Luzern, este trem é o que faz o trecho mais inclinado do mundo: chega a 48 graus de inclinação! É tanta inclinação que o trem já é feito "inclinado".

Lá em baixo estava o barco nos esperando, foi uma hora e meia até Luzern, não sei se pq já era final do passeio, ou pq, mas a volta não foi tão legal como a ida... acho que foi pcausa do suco que compramos a bordo: 5,50 francos por 100ml de suco !!
Chegamos em Luzern a tempo de dar uma volta no centro histórico, tem várias pontes que passam por cima do lago, mas duas são mais legais: são totalmente de madeira, e vão meio que de atravessado até o outro lado, e não reto como qqr outra ponte....
No mais, é uma cidade que lembra muito as outras cidades medievais que vimos: ruas estreitas, todas pavimentadas com pedras, prédios baixos uns bem próximos dos outros, muito parecida com Siena e Florença, mas principalmente com Bern. O que diferencia é que muitos prédios tem pinturas nas fachadas, muito bonito!
Na volta para o hostel, jantamos o pão comprado em Bern, e planejamos a visita á Munique, resolvemos tirar Salszburg do roteiro, pra não ficar tão corrido como foi na Toscana.
Fazendo um balanço da nossa viagem pela Suiça, podemos dizer que apesar de custar um pouquinho mais, é muuuuito bonito, a comida é bem gostosa (principalmente o pão!) e o pessoal é muito atencioso, com certeza vale a pena a visita! Talvez algum dia voltaremos para a Suiça, pois ficamos com aquela vontadezinha de subir no Jungfrau!